O Braza

Braza holdingsSeja nosso correspondente cambialVem ser brazaContatoPerguntas frequentesImprensa

Para Empresas

Transferência internacionalProteção cambialRegistros declaratórios eletrônicosServiços especializadosImportação e exportação

Soluções de pagamento

CheckoutMass paymentsServiços de APIs

Pra Você

Braza On - Conta global multimoedasPessoa Física
Instituição financeiraConteúdo
Bandeira Brasileira

pt-BR

WPS-brFX tradeBRAZA IB

O Braza

Braza holdingsSeja nosso correspondente cambialVem ser brazaContatoPerguntas frequentesImprensa

Para Empresas

Transferência internacionalProteção cambialRegistros declaratórios eletrônicosServiços especializadosImportação e exportação

Soluções de pagamento

CheckoutMass paymentsServiços de APIs

Pra Você

Braza On - Conta global multimoedasPessoa Física
Instituição financeiraConteúdo

Outros acessos

WPS-brFX tradeBRAZA IB
HomeMercadoComércio ExteriorEducação CambialServiços & Soluções
Braza Bank

Rua Bom Jesus, 212
Sala 1505 - 15º andar - Bairro Juveve
Curitiba/PR
CEP 80030-480

+55 (41) 3123-0100
+55 (41) 3123-0123
CNPJ nº. 19.307.785/0001-78

Nº de registro no Banco Central: 128

Institucional

Braza HoldingsBraza UKget BrazaBraza OnInforme de I.R.TarifasPerguntas frequentesCorrespondentes CambiaisDemonstrações financeiras

contato

OuvidoriaCanal de denúnciasFale conoscoVem ser brazaImprensa

Legal

Termos de UsoPolítica de privacidadeCódigo de Ética e CondutaPolítica de Tratamento de DadosPLDFTPolítica de Responsabilidade Sócio AmbientalControles internosWolfsbergPILAR III

Redes sociais

Site By

conteúdo / Comércio Exterior

Com impostos federais zerados, importação de painéis solares chineses cresce no Brasil

3 de outubro de 2023 | Equipe Braza Bank

Compartilhe

Copiado!

Copiado!

Imagem sem texto alternativo
Equipe Braza Bank

As importações de painéis solares provenientes da China registraram um aumento notável de 36% no Brasil durante o mês de agosto, em comparação com julho. Os dados são de um estudo realizado pela InfoLink Consulting. 

O cenário se deu mesmo com ações de redução de preços e liquidação de estoques. O aumento marca o segundo mês consecutivo de crescimento, após quatro meses consecutivos de quedas desde março. 

A análise atribui esse aumento ao aumento da demanda por usinas fotovoltaicas de minigeração distribuída. Nas Américas, o Brasil é o principal destino das exportações chinesas. 

Impostos federais zerados sobre painéis solares 

Outro ponto importante nesse mercado é sobre os impostos de importação, que foram zerados no final de março para diversos produtos desse mercado. A medida veio para ampliar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) 

A decisão determinou que os painéis solares terão isenção total de Imposto de Importação, Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e PIS/Cofins. Inicialmente, a ideia é que o benefício seja aplicado até o final de dezembro de 2026. 

A medida terá o efeito de diminuir as despesas, o que beneficiará as fábricas que já estão em operação no país. Além disso, a isenção de impostos pode estimular a criação de novas instalações para a produção de painéis solares.  

Para a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a decisão pode resultar em uma redução de aproximadamente 5% nos custos dos materiais. 

"Ao alavancar a tecnologia nacional, o programa tem potencial para impactar fortemente a chamada 'Economia Verde'. A inclusão do segmento de placas fotovoltaicas está em sintonia com os esforços do governo para descarbonizar a economia e estimular a produção de energias renováveis, o que contribui para cumprir as metas dos acordos climáticos internacionais", pontuou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). 

Os painéis solares chineses 

As exportações chinesas de painéis solares estão em ascensão em todo o mundo. Dados alfandegários da China mostram que o país exportou 17,3 GW de painéis solares em agosto. 

O número representa um aumento de 19,2% em relação aos 14,5 GW registrados em julho. Em relação a agosto de 2022, o crescimento foi de 20,6%. 

No acumulado dos 8 primeiros meses do ano, a China exportou 137,9 GW em módulos fotovoltaicos. Isso se traduz em um crescimento de 26,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.