conteúdo / Educação Cambial
5 coisas que você precisa saber sobre câmbio pronto; e um presente especial
28 de setembro de 2023 | Equipe Braza Bank
conteúdo / Educação Cambial
28 de setembro de 2023 | Equipe Braza Bank
O câmbio pronto, também conhecido como "spot", é uma das alternativas disponíveis para a negociação de moedas. Ele recebe esse nome devido ao fato de a transação acontecer considerando a cotação de momento.
Apesar do conceito parecer simples, as operações com câmbio pronto demandam atenção a certos pontos — assim como acontece com outras transações de moedas.
Pensando nisso, nós do Braza Bank detalhamos as 5 coisas que você precisa saber sobre o câmbio pronto e como você pode garantir a melhor transação considerando o spot.
Confira:
O câmbio pronto é uma modalidade que permite a compra ou a venda de uma moeda estrangeira, como o dólar, com um prazo curto — em até 2 dias úteis.
Ou seja, o câmbio pronto é uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira que ocorre no "hoje". Por exemplo, se você precisa comprar dólares para viajar para os Estados Unidos, pode fazer um câmbio pronto hoje mesmo e receber os dólares em dois dias úteis.
Além disso, o câmbio spot é usado em operações de comércio exterior, envolvendo importação e exportação.
Veja quais são as principais características do câmbio spot:
Como você viu, o câmbio pronto é uma modalidade com entrega imediata. Nesse caso, a transação pode ser liquidada em até 2 dias úteis a partir da data da sua realização.
Essa é a principal diferença em relação ao câmbio futuro. Para ele, a liquidação da moeda acontece em uma data futura, combinada entre as partes, a partir de uma taxa de câmbio predefinida.
As operações de câmbio pronto envolvem pares de moeda — como dólar e real. Nesse caso, a taxa de câmbio tende a ser aquela de momento no mercado.
Então se o dólar está custando R$ 5 no mercado, será esse o câmbio pronto usado na operação.
Entretanto, é importante destacar que as taxas de câmbio lidam com a volatilidade constantemente. Diversos fatores políticos e econômicos podem causar variações na cotação.
Além da taxa de câmbio, há outros elementos que geram custos nessas operações. Um deles é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é um tributo federal, com alíquota de 1,1%.
Também há o spread cambial, que é a diferença entre duas taxas de câmbio: aquela da operação e a praticada no mercado interbancário.
Além disso, há outros custos ligados à própria instituição financeira responsável por viabilizar a operação — geralmente para cobrir custos administrativos.
As operações de câmbio pronto devem ser realizadas por instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (Bacen) a operarem no mercado cambial.
Portanto, elas são seguras e, como a liquidação é quase imediata, os riscos de crédito são mínimos. Afinal, a troca das moedas acontecerá em, no máximo, dois dias úteis.
O câmbio pronto tem diversas aplicabilidades. Além das operações tradicionais no comércio exterior e com pessoas físicas, há outras formas de uso, como nos seguintes pagamentos:
Assim como qualquer outra operação financeira, você deve estar atento a pontos específicos para evitar uma dor de cabeça que pode custar caro. A primeira dica é: todas as suas operações devem ser realizadas em instituições financeiras registradas
Ainda, buscar um banco realmente especialista em câmbio pode ser um diferencial interessante para aproveitar ao máximo as possibilidades para esse negócio.
Dada a expertise na área, os profissionais terão a experiência e o foco para buscarem as melhores condições para viabilizar a operação.
Além disso, a escolha de um bom parceiro é positiva para garantir agilidade e reduzir custos. Por exemplo, muitos bancos prometem uma taxa de câmbio atrativa, mas há diversos outros custos “escondidos” que impactam a sua operação.
É sabendo desses desafios que nós montamos um e-book totalmente gratuito para ajudá-lo a escolher o melhor parceiro para seu câmbio. É só clicar no botão abaixo.