conteúdo / Serviços e Soluções
Correspondentes cambiais: sistema do Braza Bank traz mais autonomia, ganho de tempo e praticidade para esses profissionais; conheça
6 de abril de 2023 | Equipe Braza Bank
conteúdo / Serviços e Soluções
6 de abril de 2023 | Equipe Braza Bank
Os correspondentes cambiais desempenham um trabalho muito relevante para empresas e pessoas físicas que precisam transacionar recursos no exterior.
Eles são pessoas jurídicas, sejam empresas ou profissionais autônomos, que realizam diversas operações no mercado de câmbio brasileiro.
Em linhas gerais, trabalham como intermediários entre as instituições financeiras e os clientes que precisam de soluções globais, como:
Para prestarem os serviços com segurança, eles precisam não só acatar as normas do Banco Central do Brasil (Bacen) como também serem autorizados pelos bancos de câmbio, atuando como verdadeiros parceiros.
Nesse sentido, eles podem ser exclusivos ou não da instituição. No Braza Bank, por exemplo, a exclusividade garante a eles mais oportunidades para fecharem bons negócios.
A eficiência do trabalho dos correspondentes cambiais muitas vezes esbarra em elementos que ficam além do seu controle: as burocracias desnecessárias do mercado.
Os processos muitas vezes são lentos, há falta de suporte do atendimento das instituições financeiras e diversos outros cenários que podem impactar na boa experiência dos clientes.
Foi em torno desse cenário negativo que o Braza Bank (ainda enquanto MS Bank) concentrou muitos esforços para reverter essa situação. Daí, foi criada uma plataforma 100% digitalizada com funcionalidades únicas e reconhecidas no mercado brasileiro para os correspondentes cambiais.
A partir do DNA tecnológico do banco, que já movimentou mais de R$ 300 bilhões nos últimos anos, os benefícios não são apenas para os correspondentes cambiais, mas também para os brasileiros que precisam desse serviço para realizarem suas operações no mercado global.
Há diversos pontos de atenção no mercado que geram dor no correspondente cambial. Um dos principais deles é a falta de autonomia.
Para entender melhor, imagine que você é um correspondente e um dos seus clientes tem uma demanda urgente de importação.
Dentro desse cenário, a agilidade é essencial para encontrar a melhor condição e impedir que oscilações na taxa de câmbio afetem a operação do seu parceiro.
Contudo, o correspondente muitas vezes empaca em certos processos que travam a eficiência do seu trabalho, como a falta de flexibilidade e autonomia com a instituição financeira, tendo que depender de alguém do banco para fechar a operação
“Além disso, tem a questão do custo. Em outros bancos, além da falta de agilidade ao depender dos outros, o operador de mesa já passa o custo do dólar em um valor acima ou abaixo do mercado”, afirma Rafael Yokoyama, gerente do Braza Bank, com 22 anos de experiência em câmbio.
“Esse tipo de situação impacta não apenas o custo da operação, mas também a experiência do cliente. Já vi muito esse tipo de situação nas últimas 2 décadas trabalhando com soluções de câmbio em outras instituições. Por isso que hoje, no Braza Bank, digitalizamos o processo para garantir autonomia e um câmbio mais justo que a média do mercado”, completa.
É dentro dessa realidade exposta por Yokoyama que o Braza Bank focou parte dos seus esforços em mudar essa realidade. Afinal, gerar mais agilidade não é apenas um benefício para o correspondente cambial, mas também para o brasileiro que precisa acessar o mercado global.
“As nossas operações estruturadas são muito mais rápidas. Enquanto em outros bancos isso pode demorar dias, as nossas podem levar poucas horas”, reforça Rafael Moraes, que também é gerente do Braza Bank e tem 18 anos de experiência no setor cambial.
Os dois especialistas destacam ainda que, como o Braza Bank opera grandes volumes diariamente no setor interbancário (ou seja, serviços prestados de banco para banco), a instituição consegue ser formadora de preço, diferenciando-se de outros bancos de câmbio.
“Além da autonomia e da agilidade, a nossa infraestrutura do Braza Bank possibilita que nosso dólar de compra e venda seja muito justo. Então a gente dá um custo muito competitivo e diferenciado”, diz Yokoyama.
É pensando em levar o mercado de câmbio brasileiro a outro patamar e proporcionar mais eficiência para o trabalho dos correspondentes que o Braza Bank dispõe uma ferramenta que eles não conseguem encontrar em outras instituições: o FX Trade.
Ou seja, sendo parceiro do Braza Bank, cada correspondente terá toda a autonomia para conduzir as operações de câmbio dos seus clientes. Todos os processos ele consegue fazer via FX Trade.
Somando-se a toda a autonomia, os correspondentes cambiais ainda se beneficiam do custo competitivo para dólar, euro, libra esterlina e muitas outras moedas.
O sistema também se destaca pela sua agilidade. Pensado para ser intuitivo e gerar velocidade para o público, ele ganha um tempo vital para os correspondentes.
Por exemplo, após o contrato de câmbio ser efetivado no Bacen, ele já vem direto para o FX Trade. Esse é o tipo de velocidade e eficiência que não se encontra no mercado.
Além disso, essas não são as únicas novidades para os clientes. O objetivo é tornar o processo de onboarding ainda mais ágil para os correspondentes cambiais no futuro.
Um dos pontos fundamentais na sua escolha de um parceiro de negócio é saber a reputação e o histórico da instituição, não é mesmo?
Afinal, você não quer expor a sua própria operação e os seus clientes riscos desnecessários.
É sabendo dessa importância que queremos que você saiba mais sobre nós e nossa trajetória. Veja mais sobre como o Braza Bank é confiável.
Já acredita nos nossos diferenciais e quer ser um dos nossos correspondentes cambiais?
A nossa plataforma é um dos nossos principais diferenciais. Todo correspondente que assina conosco tem acesso ao FX Trade para cotar o câmbio. Em outros bancos ele liga para mesa, aqui ele faz tudo sozinho
Rafael Yokoyama, diretor comercial do Braza Bank